Home > DOCES E SALGADOS > Em pesquisa, 74% acreditam que violência no Rio é principal ameaça à Olimpíada

DOCES E SALGADOS

27/07/2016 13:17 por Redação

Em pesquisa, 74% acreditam que violência no Rio é principal ameaça à Olimpíada

Situação econômica, desorganização e falta de estrutura também são muito citados como motivos para o insucesso do evento

Alojamentos inacabados, poluição ambiental, sombra do terrorismo, desânimo em relação às medalhas brasileiras. Esses itens já seriam motivos para o público mostrar pouco entusiasmo com a Olimpíada. Mas os brasileiros citam mais razões. Entre 3.401 entrevistados pelo Instituto Qualibest, 74% acreditam que a violência é o principal motivo para que os jogos não tenham sucesso; 57% citam a economia; 53% a desorganização; e outros 53%, a falta de estrutura.

As entrevistas foram realizadas via internet, com  equilíbrio de classes: 12% da A, 44% da B e 44% da C. A média de idade dos pesquisados - 51% mulheres e 49% homens – foi de 27 anos. “O objetivo da pesquisa foi entender o comportamento do consumidor em relação à Olimpíada. Pesquisamos os principais interesses, a maneira com pretendem acompanhar o evento, as marcas que o consumidor acredita serem patrocinadoras”, diz Daniela Chammas Daud Malouf, diretora do Qualibest.

Se o público está pessimista em relação à violência, o mesmo não acontece com as medalhas: 72% acreditam que o Brasil irá superar o número de 17 medalhas das Olimpíadas anterior. E boa parte pretende acompanhar em média oito modalidades,entre elas o vôlei (52%), a natação (50%), o futebol masculino (47%), o vôlei de praia (43%) e a ginástica artística (42%).

E quais são os esportes preferidos desses oito que pretendem acompanhar? As respostas: futebol masculino (36%), vôlei (34%), ginástica artística (24%), natação (22%) e ginástica rítmica (19%).

A maioria dos entrevistados (72%) pretendem acompanhar a Paraolimpíada: as provas mais concorridas serão natação (56%) , atletismo (30%), basquete (30%), judô (23%) e vôlei (21%).

Quase metade acompanhará os jogos pela TV aberta. Apenas 2% não pretendem acompanhar e 1% irá ao estádio; 30% querem se informar sobre o evento pelas redes sociais (destaque para Facebook, com 25%), sites esportivos (26%) e rádio (17%).

E qual tipo de conteúdo o público prefere quando está assistindo a uma competição? 50% preferem estatísticas de desempenho dos atletas (homens elevam o percentual para 57%), 44% gostam de histórias de superação dos atletas (mulheres elevam o percentual para 50%). No entanto, 50% acreditam que o brasileiro está pouco interessado na Olimpíada.

'
Enviando